O GRUPO CASAS BAHIA

Nossa História

a companhia

Grupo Casas Bahia no Tempo

O Grupo Casas Bahia está presente na mente, no coração e na casa dos brasileiros através de suas mais de 1.100 lojas distribuídas por todo Brasil, suas vendas online das Casas Bahia, Pontofrio e do extra.com.br, suas soluções financeiras do banQi, sua fábrica de móveis Bartira e sua logtech AsapLog.

Em constante evolução, hoje é a plataforma de relacionamento e consumo do brasileiro onde, quando e como ele quiser. A companhia investe seus esforços para além do varejo, ao apresentar uma jornada de compras que coloca o cliente como seu foco principal. Para tanto, desenvolve alavancas únicas, que possibilitam a melhor experiência por meio de uma oferta agnóstica de produtos, serviços, soluções financeiras e logística.

1946
  • Fundação do Pontofrio (Globex).
1996
  • Realização da oferta pública inicial de ações (IPO) da Globex.
2001
  • Globex realiza associação com Unibanco para formação da Investcred.
    Passamos a oferecer cartões de crédito private label, cartões de crédito co-branded, entre outros serviços.
2009
  • Companhia Brasileira de Distribuição adquire o controle da Globex.
  • Acordo de associação das operações do Pontofrio e Casas Bahia.
2010
  • Casa Bahia Comercial Ltda constitui uma nova sociedade (“Nova Casa Bahia”) mediante a conferência de ativos e passivos operacionais. A totalidade do capital social da Nova Casa Bahia foi transferida para o patrimônio da Globex, por meio de incorporação das ações de emissão da Nova Casa Bahia ao patrimônio da Globex.
    Entre os ativos transferidos estão as lojas Casas Bahia, marca Casas Bahia, CDs, estoques, crediário, a fábrica de móveis Bartira, entre outros ativos.
  • Companhia Brasileira de Distribuição transfere para a Globex todos os estabelecimentos comerciais onde eram operados os negócios de varejo de bens duráveis (“Lojas Extra-Eletro”).
2012
  • A Companhia é renomeada para Via Varejo.
2016
  • Reorganização e fusão com a Cnova.
2018
  • Parceria estratégica com a AirFox para desenvolver soluções de pagamentos móveis e um banco digital.
  • Migração das ações VVAR3 para o segmento especial de listagem Novo Mercado da B3.
2019
  • Via Varejo e Airfox anunciam o lançamento do banQi, um conceito de banco digital inovador.
  • Companhia Brasileira de Distribuição aliena a totalidade de sua participação em Via Varejo através de um leilão na bolsa B3, pulverizando o controle em bolsa e tornando-se uma Corporation, sem controlador definido.
  • Início do mandato de nova gestão em julho de 2019.
2020
  • Conclusão da aquisição do controle do banQi (Airfox).
  • Aquisição da logtech ASAPLog e da I9XP – empresa especializada no desenvolvimento de tecnologias para e-commerce - e, também uma participação minoritária de 16,67% no Distrito, um hub de inovação e startups.
2021
  • Mudança da marca “Pontofrio” para “Ponto :>”, com abordagem mais focada em tecnologia e uma comunicação divertida, simples e mais digital.
  • Nova identidade da marca “Via Varejo” para “Via”, reforçando a estratégia da companhia de ser reconhecida como a melhor Via de compras de todos os brasileiros, onde, quando e como eles quiserem.
  • Aquisição da subadquirente Rede Celer.
  • banQi recebe licença do Banco Central para atuar como sociedade de crédito direto (BNQI SCD).
  • Lançamento do Programa Via Next com o investimento minoritário em 3 start-ups: GoPublic, Poupa Certo e Byebnk. O Via Next é o programa de conexão com startups da Via, desenvolvido em parceria com a Distrito, que tem como um dos objetivos acelerar a transformação digital da Companhia e promover soluções inovadoras para melhorar a experiência do cliente, em toda a sua jornada de compra e relacionamento.
2022
  • Aquisição da CNT, logtech especializada em ofertas completas para operações de e-commerce, multi-marketplace e plataformas no modelo plug & play, atuando em (i) fulfillment e (ii) fullcommerce (white label), através de soluções personalizadas e baseadas em tecnologias proprietárias.
  • Investimento minoritário em mais 5 startups – Hubii, Manfing, Yapoli, IDid e Já Vendeu – por meio da Sociedade em Conta de Participação (SCP) com a Darwin Startups, juntamente com a realização de um programa para acelerar o desenvolvimento dessas empresas e projetos de inovação da Via.
2023
  • Início do mandato da nova gestão da Companhia, em março de 2023.
  • Anúncio do Plano de Transformação – CB25, em agosto de 2023.
  • A marca Casas Bahia anuncia o resgate de um dos principais e mais históricos slogans da comunicação brasileira, o “Dedicação Total a Você”.
  • Com o objetivo de resgatar a força do DNA, o pioneirismo e o impacto da sua principal bandeira no varejo brasileiro, a Companhia passa a se chamar Grupo Casas Bahia S. A.
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1946
  • Fundação do Pontofrio (Globex).
1996
  • Realização da oferta pública inicial de ações (IPO) de Globex.
2001
  • Globex realiza associação com Unibanco para formação da Investcred. Passamos a oferecer cartões de crédito private label, cartões de crédito co-branded, entre outros serviços.
2009
  • Companhia Brasileira de Distribuição adquire o controle da Globex.
  • Acordo de associação das operações do Pontofrio e Casas Bahia.
2010
  • Casa Bahia Comercial Ltda constitui uma nova sociedade (“Nova Casa Bahia”) mediante a conferência de ativos e passivos operacionais. A totalidade do capital social da Nova Casa Bahia foi transferida para o patrimônio da Globex, por meio de incorporação das ações de emissão da Nova Casa Bahia ao patrimônio de Globex. Entre os ativos transferidos estão as lojas Casas Bahia, marca Casas Bahia, CDs, estoques, crediário, a fábrica de móveis Bartira, entre outros ativos.
  • Companhia Brasileira de Distribuição transfere para a Globex todos os estabelecimentos comerciais onde eram operados os negócios de varejo de bens duráveis (“Lojas Extra-Eletro”).
2012
  • A Companhia é renomeada para Via Varejo.
2016
  • Reorganização e fusão com Cnova.
2018
  • Parceria estratégica com a AirFox para desenvolver soluções de pagamentos móveis e um banco digital.
  • Migração das ações VVAR3 para o segmento especial de listagem Novo Mercado da B3.
2019
  • Via Varejo e Airfox anunciam o lançamento do banQi, um conceito de banco digital inovador.
  • Companhia Brasileira de Distribuição aliena a totalidade de sua participação em Via Varejo através de um leilão na bolsa B3, pulverizando o controle em bolsa e tornando-se uma Corporation, sem controlador definido.
  • Ínicio do mandato do novo Management julho 2019.
2020
  • Conclusão da aquisição do controle do banQi (Airfox).
  • Aquisição da logtech ASAPLog, e da acquire hire I9XP – empresa especializada no desenvolvimento de tecnologias para e-commerce e, também uma participação minoritária de 16,67% no Distrito, um hub de inovação e startups.
2021
  • Mudança da marca “Pontofrio” para “Ponto :>”, com abordagem mais focada em tecnologia e uma comunicação divertida, simples e mais digital;
  • Nova identidade da marca “Via Varejo” para “Via”, reforçando a estratégia da companhia de ser reconhecida como a melhor Via de compras de todos os brasileiros, onde, quando e como eles quiserem;
  • Aquisição da subadquirente Rede Celer;
  • banQi recebe licença do Banco Central para atuar como sociedade de crédito direto (BNQI SCD);
  • Lançamento do Programa Via Next com o investimento minoritário em 3 start-ups: GoPublic, Poupa Certo; e Byebnk. O Via Next é o programa de conexão com startups da Via, desenvolvido em parceria com a Distrito, que tem como um dos objetivos acelerar a transformação digital da Companhia e promover soluções inovadoras para melhorar a experiência do cliente, em toda a sua jornada de compra e relacionamento.
2022
  • Aquisição da CNT, logtech especializada em ofertas completas para operações de e-commerce, multi-marketplace e plataformas no modelo plug & play, atuando em (i) fulfillment e (ii) fullcommerce (white label) através de soluções personalizadas e baseada em tecnologias proprietárias).
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